Daniela Torezzan / ICV jz32
Mapas com informações georreferenciadas são instrumentos importantes para o diagnóstico, planejamento e execução de atividades em diversas áreas. Agora, imagine oferecer a municípios com dificuldade de o a essa tecnologia, dados sobre a quantidade de nascentes, estradas, cobertura florestal, área de solo exposto, entre outras, como instrumento de apoio no desenvolvimento de uma gestão ambiental descentralizada? Essa foi uma das ações executadas pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em um projeto realizado desde outubro de 2013 em sete municípios da região norte e noroeste de Mato Grosso: Paranaíta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.
As atividades fazem parte da Iniciativa Municípios Sustentáveis e são realizadas em duas frentes: apoio a gestão ambiental municipal, com orientações para criação e funcionamento de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Conselhos Municipais de Meio Ambiente; e, ainda, atividades preparatórias para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o mapeamento das propriedades existentes nesses municípios.
Segundo Weslei Butturi, as informações contidas nas bases cartográficas podem ser usadas pelos municípios em diversos processos de planejamento. “Nosso objetivo é que os municípios se apropriem dessa tecnologia e possam utilizá-la para melhorar a gestão”, disse o analista de geotecnologias do ICV.
Na última sexta-feira (25), a base cartográfica foi entregue ao município de Terra Nova do Norte. Durante o evento, Luiz Carlos Toniazzo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltou a importância da parceria com o ICV como uma oportunidade de desenvolver ações para um futuro mais sustentável. “Nós somos soldados e estamos aqui para trabalhar para ter um município melhor”, reforçou o secretário.
A vice-prefeita, Aletícia Paula Souza, que também participou da cerimônia, disse que o município está comprometido em desenvolver ações para a descentralização da gestão ambiental. “Estamos agradecidos pela parceria que nos ajudará a melhorar ainda mais nosso trabalho”, disse.
No mesmo dia também foi realizada a primeira reunião do recém-criado Conselho Municipal de Meio Ambiente, quando foram reados os primeiros conceitos e orientações a respeito do funcionamento. “Nosso objetivo é apoiar os Conselhos no entendimento das atribuições e reponsabilidades para que os membros possam executar ações de gestão ambiental nos municípios”, explicou Ana Paula Valdiones, analista de Gestão Ambiental do ICV.
Para garantir a execução das atividades em campo, o ICV disponibilizou um técnico de geotecnologias para cada município envolvido no projeto.
Rua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb