Mapa da malha fundiária do Assentamento São Pedro elaborado pelo ICV. Foto: Djhuliana Mundel / ICV 464zc
Um piloto inédito com o objetivo de promover a regularização fundiária em assentamentos está sendo realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Assentamento São Pedro, localizado no município de Paranaíta, no norte de Mato Grosso.
O piloto está dividido em quatro etapas: regularização fundiária, que consiste na marcação da área do assentamento, marcação dos lotes e coleta de informações sobre os assentados; regularização ambiental, através do cadastro Ambiental Rural (CAR); titulação das terras e; apoio a projetos de desenvolvimento rural sustentável.
Através de um Termo de Cooperação firmado entre ICV e Incra, o ICV ficou responsável pelo georreferenciamento da área do Assentamento e dos lotes, visando o cadastro ambiental rural dessas áreas, elemento essencial para definição de um programa de regularização ambiental. “Este trabalho tem o objetivo de garantir a posse destas terras aos assentados, que através da regularização tem o a créditos bancários para desenvolver suas atividades, bem como assegurar que haja a recuperação ambiental dessa área”, explicou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do ICV.
Osmar Rossetto, chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, disse que o Instituto tem dificuldades de operacionalização e por isso precisa de parceiros. “O Incra sozinho não consegue fazer todo o trabalho de regularização fundiária no estado, precisamos estabelecer esse tipo de parceria com a qual todos ganham”, disse ele.
Em reunião entre o ICV e o Incra esta semana, o ICV apresentou um mapa da malha fundiária do Assentamento São Pedro com as informações já coletadas sobre os assentados.
O Assentamento São Pedro possui 35 mil hectares divididos em 776 lotes e é um dos assentamentos de Mato Grosso classificado entre os prioritários do Incra para regularização até 2019. Através do projeto piloto, a regularização deve ocorrer em 2015.
O 4º Encontro Anual de Comercialização da Rota Local, no município de Paranaíta, possibilitou um espaço de trocas de experiências entre agricultoras e agricultores familiares que compõem a iniciativa. Realizado na última quinta-feira (7), o...
ver maisO casal de agricultores familiares Roseli Alves e Osvaldo de Brito, de Paranaíta (a 838 km ao norte de Cuiabá) parou usar de agrotóxicos e fertilizantes químicos em sua produção desde 2018. Ainda assim, não...
ver maisA produção de café é o forte da Associação Comunitária Rural de Sol Nascente, em Alta Floresta. Por mês, sacas e mais sacas do grão são beneficiadas para comercialização. Mas, para além do pó torrado...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb