Projeto com apoio do Fundo Amazônia quer criar território socioprodutivo livre de desmatamento r5w3z
(Alta Floresta, 12.03.18) O Instituto Centro de Vida iniciou neste mês um novo projeto para incentivar práticas de produção sustentável para a agricultura familiar do Norte e Noroeste de Mato Grosso. Nos próximos dois anos e meio, o ICV vai apoiar cerca de 20 associações e cooperativas de agricultura familiar de Mato Grosso a desenvolverem suas cadeias socioprodutivas de forma sustentável.
O projeto, chamado Redes Socioprodutivas, tem apoio do Fundo Amazônia e vai atuar nos municípios de Alta Floresta, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. “Queremos construir um território livre de desmatamento, com qualidade de vida e mais renda para a agricultura familiar”, afirma Renato Farias, diretor executivo do ICV.
O início do projeto aconteceu em uma reunião com mais de 40 lideranças das associações de agricultores e assentados, além de 15 técnicos do ICV no dia 1º de março. O encontro foi um primeiro intercâmbio de ideias e apresentação dos objetivos e metodologia de trabalho do projeto.
O trabalho vai abranger a cadeia socioprodutiva como um todo, envolvendo não apenas as comunidades rurais, mas também os elos do setor privado, as políticas públicas e os consumidores. “É uma oportunidade, junto ao Fundo Amazônia, de incentivar práticas sustentáveis de produção que agreguem valor e qualidade aos produtos da agricultura familiar”, explica Renato, acrescentando que o projeto ajudará a consolidar o trabalho territorial que o ICV já desenvolve no Norte e Noroeste de Mato Grosso.
As ações do projeto se desenvolverão em duas frentes de trabalho: uma voltada para a produção de babaçu e castanha-do-Brasil e outra com hortifruti-granjeiros, cacau, café e leite. A intenção é que as regiões abrangidas pelas ações do projeto sejam reconhecidas como territórios de produção agropecuária socialmente inclusiva e livre de desmatamento.
“Neste dois anos e meio, nós esperamos que os grupos de agricultores e organizações tenham seus processos de gestão bem estabelecidos e avançados. Queremos incentivar a preferência pela produção coletiva, com critérios de sustentabilidade, e relações cada vez mais próximas com o mercado justo e os consumidores”, aponta Renato.
O novo projeto dá continuidade ao trabalho realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com pequenos produtores rurais no Norte e Noroeste de Mato Grosso. A iniciativa teve início em 2007 e foi fortalecida com o projeto Cotriguaçu Sempre Verde no município de Cotriguaçu entre 2011 e 2015. “Para nós, esta é a oportunidade de darmos continuidade ao fortalecimento a agricultores com foco na melhoria dos arranjos produtivos locais”, aponta Renato.
A produção de café é o forte da Associação Comunitária Rural de Sol Nascente, em Alta Floresta. Por mês, sacas e mais sacas do grão são beneficiadas para comercialização. Mas, para além do pó torrado...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria especializada para a realização de um estudo sobre produção, comercialização e importação de alimentos em Mato Grosso. O objetivo é obter um diagnóstico...
ver maisAgricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) participaram na última semana de um intercâmbio para troca de conhecimentos na Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol)...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb