Coordenado pelo IFMT, iniciativa teve apoio do ICV e tratou sobre legislação e políticas públicas. 18394c
Entre os dias 25 e 29 de junho, em Juína (540 km de Cuiabá), foi realizado o módulo de encerramento do projeto de extensão “Rede de Defensores de Direitos Indígenas”, coordenado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Alta Floresta.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Universidade da Flórida e o International Rivers, capacitou 20 indígenas das etnias Apiaká, Kaiabi, Munduruku, Manoki, Myky, Nambikwara e Rikbatsa.
Com um total de 120 horas/aula em três módulos, o curso foi iniciado no ano ado e abordou temas como a legislação e políticas públicas voltados aos direitos indígenas, o direito à Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI) e a Construção da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI).
A coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do ICV, Deroní Mendes, avaliou a iniciativa como um marco positivo que precisa ter continuidade.
“No cenário atual, iniciativas como essa são fundamentais e precisam ser disseminadas, continuadas e fortalecidas, pois possibilitam aos participantes maior entendimento sobre a estrutura do Estado brasileiro, o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário e, principalmente, sobre dispositivos legais nacionais e internacionais que lhes asseguram direitos fundamentais”, avaliou.
Entre os parceiros que ministraram conteúdos durante os módulos estão a deputada federal Joênia Wapichana (REDE), a gestora ambiental Sinéia Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Anderson Santos, advogado ligado ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Felício Pontes.
A iniciativa também recebeu apoio de grupos como o Coletivo Proteja Amazônia, Fórum Teles Pires, Juruena Vivo, Instituto Clima e Sociedade e Fundo Casa.
Estudo inédito publicado no jornal acadêmico Biological Conservation não encontrou evidências de que a estabelecer áreas protegidas na Amazônia e na Mata Atlântica faz com que o desmatamento se espalhe para fora de seus limites,...
ver maisFamílias e grupos de agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) estão prestes a receber uma inédita certificação orgânica nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso. Ao longo...
ver maisLideranças indígenas de Mato Grosso conheceram a maior associação de base comunitária do Amazonas habilitada a exportar castanha-do-brasil. O intercâmbio na Associação dos Agropecuários de Beruri (ASSOAB) foi realizado na última semana e fortalecerá iniciativas...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb