Raíssa Genro/ICV 3y1l5y
No Ano Internacional da Agricultura familiar, camponesa e indígena os moradores de quatro comunidades do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, localizado no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, realizam neste domingo (19), o 3º Encontro de Saberes e Sabores do PA Nova Cotriguaçu. O evento, que conta com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), é uma grande celebração, com feira de produtos e degustação de comida regional, exposição de artesanatos, fotos e mapas, além de representar um espaço para troca de experiências com apresentações e palestras.
O Encontro é um espaço de socialização de informações e experiências vividas pelas famílias das comunidades Santa Clara, Ouro Verde, Nova Esperança e Novo Horizonte, e sempre conta com convidados que se deslocam de outras localidades do município especialmente para prestigiar a festa.
Como já é tradição, os participantes são recebidos com um delicioso café da manhã, composto por alimentos produzidos e elaborados pelos agricultores familiares, acompanhado de música. Na sequência acontece a apresentação do Projeto Noroeste Mato Grosso: Território florestal sustentável, do ICV, e a palestra sobre o Ano Internacional da Agricultura familiar, camponesa e indígena, do coordenador de projetos do Instituto Ouro Verde, Alexandre Olival. Completam ainda a programação, uma apresentação cultural da etnia Rikbaktsa, que pela segunda vez participam do Encontro, e feira de troca de sementes crioulas e florestais.
Na ocasião também serão apresentados vídeos e lançadas cartilhas sobre o trabalho realizado durante três anos pelo ICV no município, através do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde que, agora, continuará com o projeto Noroeste: território florestal sustentável.
No sábado (18), haverá a apresentação de pesquisa sobre cigarrinha da pastagem e visita a áreas com controle biológico deste problema. O estudo é resultante do projeto Policymix, que envolve instituições da Europa e América Latina com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pela União Europeia de reversão das tendências de perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
O Ano Internacional da Agricultura familiar foi definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer a contribuição deste sistema para a segurança alimentar do planeta.
Tido para muitos como praga, o babaçu assegura um complemento na renda de várias mulheres do município de Cotriguaçu, na Amazônia mato-grossense. Como é o caso das agricultoras familiares do Grupo de Mulheres da Paz,...
ver maisMato Grosso respondeu por mais da metade dos focos de calor registrados na Amazônia no primeiro semestre de 2023. Ao todo, o estado contabilizou 4.569 focos, o equivalente a 55% do total. Os dados foram...
ver maisAlimentos como farinha de mandioca, açaí, castanha-do-Brasil, peixe e banana-da-terra agora fazem parte do cardápio da merenda escolar das escolas indígenas estaduais Apiaká-Kayabi de Juara, no interior de Mato Grosso. Tudo o que é servido...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb