Assentamento com projeto de regularização fundiária em Mato Grosso recebe mapas do CAR 28705d

23 jul 2015
Notícias

Assentamento com projeto de regularização fundiária em Mato Grosso recebe mapas do CAR 28705d

Autor: Assessoria de comunicação 1z1t1a

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]
car_a_car_sao_pedro2

Trabalho do ICV no assentamento começou em setembro de 2014. Foto: Raíssa Genro/ICV 3b1h1l

Uma importante ferramenta para buscar financiamento e emancipação foi entregue aos moradores do Projeto de Assentamento (PA) São Pedro, no município de Paranaíta, norte de Mato Grosso nesta quarta-feira, 21, de julho. Os moradores dos 776 lotes receberam os mapas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de cada lote, realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), que fez também o georreferenciamento do perímetro do PA. Os mapas entregues aos assentados contêm a delimitação de cada área, localização das nascentes e das áreas preservadas. “Com o mapa facilita localizar onde começa e termina nossa área, que no nosso caso é cortada por água em toda sua extensão”, comentou Venício Lourenço proprietário de um dos lotes.

Na oportunidade, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também entregou aos proprietários de 300 lotes os Contratos de Concessão de Uso (CCU), que transfere a propriedade rural, de forma provisória, aos atendidos pela reforma agrária.

O PA existe há 18 anos, possui as terras no nome do Incra e 60% dos proprietários são os donos originais, fatores que foram importantes para definição como piloto para o projeto de regularização fundiária. A iniciativa fruto da parceria do ICV com o Incra para a elaboração do CAR lote a lote será usada como base para gerar o modelo nacional a ser implantado em todo o país. “Este assentamento é modelo para o Brasil ao ter o CAR lote a lote”, destacou Salvador Soltério, Superintendente do Incra. Segundo ele, o próximo o é a titulação, que aguarda a regulamentação da Lei Federal 13.001/2014.

O trabalho do ICV no assentamento começou em setembro de 2014 no âmbito do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), do qual o ICV é membro do Comitê Gestor. “Esse processo é importante para ar os programas de crédito rural, bem como para tornar o PA mais independente”, ressaltou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

[ssba-buttons]

Tags 1g5iz

Leia também... 54351i

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb