Projeto para viabilizar um descascador de castanha é um dos escritos pelos municípios com apoio do ICV. 6p2g7
Auxiliar municípios do norte de Mato Grosso a escrever projetos para associações de agricultores familiares, fortalecendo, dessa forma, a governança socioambiental e incentivando o desenvolvimento local sustentável. A ação integra as atividades da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), surgiu dentro do âmbito do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) e está inserida na estratégia Produzir, Conservar e Incluir, que prevê, entre outras ações, um aumento de 20% para 80% da participação da agricultura familiar no mercado interno de alimentos. Os projetos foram inscritos em editais da Fundação Banco do Brasil, mas poderão ser submetidos a outros financiadores.
Em Terra Nova do Norte o trabalho envolveu a Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), criada em 2003 e com história pautada na mobilização por novas alternativas de geração de renda no campo. A cooperativa beneficia 37 famílias que produzem 579.500 kg de alimentos orgânicos por ano, em uma área de 58 hectares. Desde 2007 a cooperativa entrou no mercado institucional, entregando verduras e legumes para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o Estado de Mato Grosso, além do município vizinho, Peixoto de Azevedo, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O projeto escrito prevê a aquisição de um trator, caminhão e sistema de irrigação, mecanizando o sistema e estimulando um aumento de 10% da capacidade de produção.
Em Peixoto de Azevedo a construção do projeto foi com a Associação dos Mini e Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento Cachimbo (Agripac), fundada em 1997 e com 122 membros associados. Em 2008 a associação também ou o mercado institucional com a fornecimento de verduras e legumes para a Conab através do PAA, para o Estado e próprio município de Peixoto pelo PNAE. Os produtos da Associação também são vendidos na feira municipal. A proposta prevê a aquisição de caminhão e trator, servindo para preparar o solo e levar a produção até a cidade, fortalecendo assim as cadeias produtivas de polpa e farinha através do aperfeiçoamento da produção e escoamento dos produtos.
No município de Apiacás o processo envolveu a Associação Regional de Apicultores da Amazônia Apiacaense (Arapama), com a proposta de aquisição de um descascador de castanha para a agroindústria. A Arapama foi fundada em 1996. Atualmente beneficia e comercializa castanhas do Brasil de agricultores familiares e de quatro etnias indígenas situadas na região norte e noroeste de Mato Grosso. Ela também é parceira da Conab e da prefeitura municipal de Apiacás no recebimento e distribuição dos produtos da agricultura familiar.
Outro município envolvido é Nova Monte Verde, através da Associação Rural Santa Terezinha que reúne 32 associados e planeja implementar uma agroindústria artesanal de palmito. A Associação foi criada em 25 de junho de 1989 e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento rural da comunidade e da agricultura familiar.
Em Nova Bandeirantes, também na região do Portal da Amazônia, o ICV promoveu um encontro e capacitações para duas associações: a APRAL (Associação Comunitária dos Produtores Rurais Estrada Arapongas e Londrina) e Associação de Agricultores Comunitária Rural Nova União.
A APRAL reúne 105 agricultores familiares e, dentre outras atividades é fornecedora de verduras, legumes e frutas para supermercados, feira livre e órgãos do setor público através da Conab. O projeto inscrito com auxílio do ICV busca recursos para adquirir uma despolpadeira de frutas. Já a Associação Nova União, localizada no PA Japuranã, possui 243 associados e objetiva ter recursos para o recolhimento e destinação adequada de resíduos sólidos, evitando, assim a contaminação dos recursos hídricos e outros impactos ambientais.
Comitê Estratégico da PCI se reúne pela primeira vez
Os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Alta Floresta e Cotriguaçu, no norte de Mato Grosso, se reuniram na última semana nas oficinas municipais para construção dos Planos Municipais de Agricultura Familiar. Este foi...
ver maisEnquanto a devastação da floresta amazônica avança em ritmo acelerado, o baixo nível de transparência dos estados sobre o setor madeireiro segue estagnado. Uma pesquisa que analisou a evolução da atividade na Amazônia entre 1980...
ver maisMato Grosso respondeu por mais da metade dos focos de calor registrados na Amazônia no primeiro semestre de 2023. Ao todo, o estado contabilizou 4.569 focos, o equivalente a 55% do total. Os dados foram...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb