Djhuliana Mundel / ICV
O governador Silval Barbosa garantiu que o Estado será parceiro no desenvolvimento do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, apresentado nesta segunda-feira, durante reunião em Cuiabá. “Colocamos nossas ferramentas e secretarias à disposição para que o programa seja desenvolvido de forma rápida”, disse.
A proposta foi apresentada por representantes do Comitê Articulador, criado em julho deste ano durante o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, com objetivo de trabalhar na estruturação de uma proposta de programa estadual que apoie e promova o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica e da redução do desmatamento e degradação ambiental.
Valmir Ortega, consultor do Fundo Vale para o tema, disse que a proposta já conta com o apoio das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (Sedraf) e, agora, conseguiu o aval do governador. “O programa precisa de um maior engajamento do Estado nesse processo de elaboração, o que foi garantido pelo governador”, explicou.
Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), ressaltou que a disposição do governador em colaborar com os trabalhos do Comitê agrega valor a proposta que está sendo elaborada. “O Comitê articulador do programa de municípios sustentáveis de Mato Grosso é multissetorial e precisa do envolvimento dos atores locais, estaduais e federais para realmente se tornar uma política pública”, reforçou.
Nos dias 26 e 27 de novembro, representantes do Comitê participarão de uma Oficina no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, com o objetivo de conhecer os programas do governo federal que tenham relação com a proposta mato-grossense.
Comitê Articulador – Em julho de 2013, o ICV, em parceria com a The Nature Consersancy (TNC) e o Instituto Socioambiental (ISA), realizou o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Como encaminhamento desse evento, foi organizado um grupo para dedicar-se a elaboração de uma proposta de Programa de Municípios Sustentáveis para o estado de Mato Grosso, formalizando, assim, o Comitê Articulador, que conta com 12 integrantes oriundos de consórcios intermunicipais, de órgãos estaduais, federais e organizações da sociedade civil.
Confira o documento apresentado ao governador.
Veja o vídeo reportagem do evento aqui:
O desmatamento acumulado na Amazônia e no Cerrado de Mato Grosso entre agosto de 2022 e julho de 2023 foi de 2.506,2 km2, sendo que em 73% dos casos a supressão ocorreu de forma ilegal....
ver maisSão os povos indígenas quem têm a solução para a crise que a gente enfrenta. A frase foi dita pela militante indígena Kaianaku Kamaiura durante um no evento Diálogos Amazônicos, que teve como principal...
ver maisContribuir com o protagonismo das mulheres, fortalecimento da agroecologia e com processos de comercialização coletiva de empreendimentos comunitários da agricultura familiar da Amazônia mato-grossense é o objetivo do edital “Fortalecimento do protagonismo das mulheres, agroecologia...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb