Conheça 3 pontos de discussão importantes para acompanhar durante a COP-28 646qr

30 nov 2023
Notícias

Conheça 3 pontos de discussão importantes para acompanhar durante a COP-28 646qr

Autor: Assessoria de Comunicação 5i3u

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]

Em meio aos efeitos mundiais das mudanças climáticas, a 28ª edição da Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU) é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com ampla programação dos dias 30 de novembro a 12 de dezembro. Entre painéis, mesas e intensos debates, o Instituto Centro de Vida (ICV) listou três pontos de discussão importantes para acompanhar durante as semanas do fórum mundial. v531s

As discussões sobre Redução de Emissões provenientes de Desmatamentos e Degradação ambiental (REDD+) se tornaram umas das mais populares quando o assunto é mudanças climáticas, sobretudo após o Acordo de Paris. Neste sentido, o “REDD+ jurisdicional e mercado voluntário na Amazônia Brasileira: financiando a transição ecológica do Brasil”, que será realizado no dia 3 de dezembro com participação do ICV, será um importante ponto de atenção no fórum internacional.

Uma das metas da COP é a união de agentes diversos em torno de discussões comuns sobre as mudanças climáticas. Assim, a integração de povos e comunidades tradicionais no diálogo internacional é um dos objetivos do evento. Neste sentido, a escuta de representantes destas populações sobre suas demandas e esforços em prol da preservação da natureza é essencial para a manutenção do debate qualificado.

A cerimônia de premiação do concurso “Gritos do Clima” será um importante evento para quem quiser acompanhar as ações que têm sido desenvolvidas no engajamento de povos tradicionais frente às alterações do clima. Realizado pelo ICV e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), o seletivo premiará no dia 6 de dezembro comunicadores e comunicadoras indígenas pelas melhores abordagens de comunicação em contexto digital sobre as mudanças climáticas, mercado de carbono e REDD+.

Em meio à queda de 22% na taxa de desmatamento na Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo, as discussões a respeito das mudanças climáticas não poderiam deixar de lado o debate sobre o futuro do bioma e das pessoas que dependem diretamente deste ecossistema. Dessa forma, o “O futuro econômico da Amazônia em um cenário de redução do desmatamento”, que contará com participação do ICV e será realizado no dia 10 de dezembro, é uma das opções para quem quiser saber mais sobre o tema.

Para a diretora executiva do ICV, Alice Thuault, a conferência é um espaço de debate importante apesar do cenário desafiador. Isso porque há indicativos de que a meta de frear o aumento médio da temperatura mundial até 1,5º C não será exequível, o que reforça a necessidade de discussões mais incidentes sobre o tema. Diante disto, a diretora aponta a necessidade de ampliação da participação de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) no diálogo.

“A expectativa do ICV é dupla. De um lado, queremos alimentar as discussões com soluções, com insumos e experiências. Do outro estamos indo com vários representantes da sociedade de Mato Grosso. Teremos representantes da FEPOIMT, representantes dos PCT. A ideia é que eles tenham um entendimento prático do que eles representam na equação ambiental”, disse Thuault.

“Falaremos sobre a nossa iniciativa do ‘Cochichos Pelo Clima’ sobre engajamento e disseminação de informações sobre financiamentos climáticos. Vamos ter um evento no espaço Brasil e um evento de anúncio do nosso concurso ‘Gritos do Clima’. Também teremos participações em evento sobre restauro e soluções para Amazônia. Finalmente vamos acompanhar as discussões sobre Mato Grosso, Amazônia e Cerrado e mostrar os nossos dados e estudos”, completou ao falar sobre a participação do ICV.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags 1g5iz

Leia também... 54351i

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb