Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carlinda inicia discussão sobre Plano de Gestão de Estradas 6a3b6k

02 out 2015
Notícias

Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carlinda inicia discussão sobre Plano de Gestão de Estradas 6a3b6k

Autor: Assessoria de comunicação 1z1t1a

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]
Karla Dilascio, do ICV, acompanhou a reunião do Conselho e falou sobre o plano de estradas. Foto: Raíssa Genro

Karla Dilascio, do ICV, acompanhou a reunião do Conselho e falou sobre o plano de estradas. Foto: Raíssa Genro 642t1z

Raíssa Genro/ICV

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carlinda iniciou na reunião desta quinta-feira, 1º, a discussão sobre um Plano de Gestão de estradas rurais vicinais. A demanda surgiu das discussões do Plano de Metas de Carlinda, ligado ao Programa Matogrossense de Municípios Sustentáveis (PMS). Este plano compõe ações que a população deseja desenvolver. Um dos trabalhos da Iniciativa de Municípios é apoiar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de modo a fortalecer a gestão ambiental municipal visando reduzir o desmatamento e criar as condições necessárias para o desenvolvimento local sustentável.

Karla Dilascio, analista da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV) apresentou a proposta que tem como objetivo a diminuição do assoreamento dos rios, da perda de cascalho das estradas e a melhoria da infiltração da água das chuvas por meio de barraginhas. Formado por componentes externos e internos à propriedade, o financiamento para sua execução pode vir de duas formas: recursos do Fundo Estadual para Transporte e Habitação (Fethab) e a Agência Nacional de Águas (ANA) financiadora do plano através do Programa Produtor de Água que auxilia os produtores que diminuem a perda de solo por erosão e/ ou carreamento e através de pagamento por serviços ambientais, com apoio de órgãos gestores estaduais, comitês de bacias hidrográficas, ONGs e agências de financiamento.

Como componentes internos as propriedades está o restauro de APPs e margens das estradas rurais, a construção de curvas de níveis além da participação social no monitoramento da reestruturação das estradas. O Plano será discutido em nova reunião do Conselho em novembro, já prevendo a participação da Secretaria de Obras.

As atividades no município também envolveram uma reunião com a secretária de saúde, Márcia de Oliveira, para tratar de uma campanha sobre a regulamentação do uso de agrotóxicos, que contará com o apoio do ICV. Está previsto para 19 de outubro uma reunião envolvendo as Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), vereadores além dos Sindicatos Rurais para discussão de um projeto de lei e a divulgação de um folder com as principais informações sobre o tema.

À tarde Karla e André Nunes, educador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do ICV, se reuniram com o Sindicato Rural de Carlinda para apresentar o Programa Novo Campo, que promove práticas sustentáveis em fazendas de pecuária da Amazônia.

Ainda dentro das ações da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV está previsto para os próximos dias 7 e 8 de outubro um intercâmbio entre os conselhos de meio ambiente de Nova Bandeirantes e Cotriguaçu para trocar experiências e discutir os caminhos para a efetividade desses conselhos.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags 1g5iz

Leia também... 54351i

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb