Dados do SAD apontam que Mato Grosso liderou desmatamento em março de 2013 w3o1

15 abr 2013
Notícias

Dados do SAD apontam que Mato Grosso liderou desmatamento em março de 2013 w3o1

Autor: Assessoria de comunicação 1z1t1a

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]

Djhuliana Mundel / ICV t6g3k

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou nesta segunda-feira (15) o Boletim do Desmatamento (SAD) referente a março deste ano. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2012 a março de 2013 totalizou 1.430 quilômetros quadrados na Amazônia. Houve aumento de 88% em relação a agosto de 2011 a março de 2012, quando o desmatamento somou 760 quilômetros quadrados. De acordo com o relatório, Mato Grosso continuou liderando o desmatamento (56%), seguido por Rondônia (28%), Pará (9%), Roraima (3%), Acre (2%) e Amazonas (2%).

Dos 10 municípios que mais desmataram no período, oito são de Mato Grosso (pela ordem: União do Sul, Colniza, Santa Carmem, São José do Rio Claro, Cláudia, Tabaporã, Sinop e Nova Maringá).

A Coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do Instituto Centro de Vida (ICV), Alice Thuault, ressalta que a tendência de aumento no desmatamento é ainda mais alarmante tendo em vista a grande cobertura de nuvens no último mês. Ela destaca que a presença de oito municípios de Mato Grosso na lista dos 10 que mais desmataram comprova a existência de fronteiras ativas de desmatamento no Estado. “Os dados deixam claro que a redução do desmatamento não está consolidada em Mato Grosso. O Estado não consegue controlar o desmatamento, pois os principais instrumentos públicos de comando e controle, regularização fundiária e incentivos a boas práticas somente estão sendo implementados de forma parcial. Não existe hoje em Mato Grosso, uma verdadeira estratégia de controle do desmatamento e isso faz muita falta”.

Revisão do Plano de Prevenção Estadual – Com o objetivo de criar uma estratégia local para prevenção e combate do desmatamento, foi criado em 2009, pelo Governo do Estado, o Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas no estado de Mato Grosso (PPCDQ-MT).

Elaborado pelo ICV, que faz parte da Comissão Executiva criada para acompanhamento das ações do PPCDQ-MT, o relatório de avaliação dos três primeiros anos do Plano e os números do SAD ressaltam que a implementação está bem aquém do necessário. Nesse sentido, dentre as sugestões colocadas para o aprimoramento do Plano estão o fortalecimento do PPCDQ-MT como estratégia de Estado, a necessidade de estabelecer um processo de revisão eficiente, a definição de metas e prioridades estratégicas e o alinhamento com a realidade dos orçamentos e agendas.

O relatório de avaliação do PPCDQ-MT será divulgado na íntegra na quinta-feira (18) e deve alimentar o processo de revisão do plano a ser realizado ainda em 2013.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags:
[ssba-buttons]

Tags 1g5iz

Leia também... 54351i

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb