Coordenado pelo IFMT, iniciativa teve apoio do ICV e tratou sobre legislação e políticas públicas. 18394c
Entre os dias 25 e 29 de junho, em Juína (540 km de Cuiabá), foi realizado o módulo de encerramento do projeto de extensão “Rede de Defensores de Direitos Indígenas”, coordenado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Alta Floresta.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Universidade da Flórida e o International Rivers, capacitou 20 indígenas das etnias Apiaká, Kaiabi, Munduruku, Manoki, Myky, Nambikwara e Rikbatsa.
Com um total de 120 horas/aula em três módulos, o curso foi iniciado no ano ado e abordou temas como a legislação e políticas públicas voltados aos direitos indígenas, o direito à Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI) e a Construção da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI).
A coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do ICV, Deroní Mendes, avaliou a iniciativa como um marco positivo que precisa ter continuidade.
“No cenário atual, iniciativas como essa são fundamentais e precisam ser disseminadas, continuadas e fortalecidas, pois possibilitam aos participantes maior entendimento sobre a estrutura do Estado brasileiro, o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário e, principalmente, sobre dispositivos legais nacionais e internacionais que lhes asseguram direitos fundamentais”, avaliou.
Entre os parceiros que ministraram conteúdos durante os módulos estão a deputada federal Joênia Wapichana (REDE), a gestora ambiental Sinéia Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Anderson Santos, advogado ligado ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Felício Pontes.
A iniciativa também recebeu apoio de grupos como o Coletivo Proteja Amazônia, Fórum Teles Pires, Juruena Vivo, Instituto Clima e Sociedade e Fundo Casa.
“Trabalhar ao lado da vida, e não contra”. Este é um dos pilares da agricultura orgânica, de acordo com o conselheiro do Instituto Brasil Orgânico, Romeu Mattos de Leite. Ao longo desta semana, ele compartilhou...
ver maisAgricultores e agricultoras familiares de municípios do norte e noroeste de Mato Grosso participaram na última semana da assembleia anual da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama), realizada em Nova Bandeirantes. Entre as...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) foi declarado uma entidade de utilidade pública de Alta Floresta em sessão da Câmara de Vereadores do município na última terça (20). Todos os parlamentares presentes votaram pela aprovação...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb