Governo de Mato Grosso publica decreto que institui Comitê para implementar ações anunciadas em Paris 3t682c

01 abr 2016
Notícias

Governo de Mato Grosso publica decreto que institui Comitê para implementar ações anunciadas em Paris 3t682c

Autor: Assessoria de comunicação 1z1t1a

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (31 de março), o Decreto nº 468, que institui o Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentada pelo governador do Estado, Pedro Taques, durante a Conferência do Clima (COP 21), em Paris, em dezembro de 2015. Elaborada com a contribuição de diferentes segmentos da sociedade, a Estratégia PCI tem por objetivo a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos ivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e das populações tradicionais. 5i594e

 De acordo com o decreto, o Comitê foi criado para implementar e acompanhar o cumprimento das metas anunciadas, dentre as quais se destaca a proposta de zerar o desmatamento ilegal em Mato Grosso até 2020.

O Comitê, composto por diversas secretarias de Estado, representantes da sociedade civil e empresas privadas que participaram da elaboração da proposta, terá a competência de aprovar o planejamento das ações, realizar o acompanhamento da implementação da Estratégia visando o cumprimento das metas e definir a estrutura de governança e mecanismos de captação de recursos.

O Gabinete de Assuntos Estratégicos será responsável pela coordenação geral da Estratégia PCI enquanto que o eixo Produzir será coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o eixo Conservar pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o eixo Incluir será coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

De acordo com Alice Thuault, diretora adjunta do Instituto Centro de Vida (ICV), a criação do Comitê é importante para que os objetivos traçadas na estratégia sejam alcançados. “A instituição do Comitê através do decreto publicado é importante porque a operacionalização da PCI vai conseguir traçar rumos para atingir as metas”.

Produzir, Conservar e Incluir

Mato Grosso apresentou na Conferência do Clima uma proposta estadual que busca aliar produção, conservação florestal e inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais.

No eixo produzir, a estratégia prevê a substituição de seis milhões de hectares de pastagens de baixo rendimento por cultivos de alta produtividade. O objetivo neste primeiro eixo também é alcançar seis milhões de hectares de florestas nativas sob manejo sustentável.

No segundo eixo, conservar, a estratégia é manter 60% de cobertura de vegetação nativa e ao mesmo tempo reduzir o desmatamento em 90% no bioma amazônico. A meta também prevê o fim do desmatamento ilegal até 2020, a compensação de um milhão de hectares de áreas íveis de desmatamento legal e a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL).

No eixo inclusão, a estratégia do Estado é ampliar o atendimento de assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar de 30% para 100% das famílias até 2030, bem como aumentar a participação deste setor no mercado interno de 20% para 70% neste mesmo período.

e a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir aqui.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags:
[ssba-buttons]

Tags 1g5iz

Leia também... 54351i

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb