Mostrar a diversidade de seres e de vida da floresta amazônica para as crianças entenderem a importância de conservá-la e proteger do desmatamento e dos incêndios florestais é o objetivo do “Pega na Floresta”, jogo de cartas lançado pelo Instituto Centro de Vida (ICV). 693j5q
O jogo é composto por 52 cartas e apresenta personagens, espécies da fauna e flora e elementos da floresta divididos nas categorias de “Gente”, “Bichos”, “Plantas” e “Coisas da terra”.
A mecânica da brincadeira é simples e baseada no jogo norte-americano “Go Fish”. Os participantes precisam formar conjuntos de cartas de mesmo número. O vencedor é quem, ao término cartas do monte, tiver o maior número de conjuntos, que são formados pelos diferentes naipes.
A faixa etária indicada é a partir dos quatro anos de idade e pode ser jogado com dois a quatro participantes.
Em cada uma das cartas, os personagens contam com breve descrição que aborda algum aspecto das figuras representadas.
No caso dos animais, vegetais, minerais e outros elementos presentes floresta, como a micorriza, os vírus e os protozoários, são pontuadas pequenas mensagens que indicam seus serviços ecossistêmicos.
Para as pessoas, são apresentados personagens fictícios baseados nas populações rurais da região norte e noroeste da Amazônia, área onde será distribuído o jogo.
O produto integra as atividades de comunicação do projeto Proteja e Restaure, implementado pelo ICV com financiamento da Global Wildlife Conservation (GWC).
A iniciativa visa promover a proteção de agricultores familiares contra incêndios e a recuperação e conservação das propriedades nos municípios amazônicos do estado de Mato Grosso, em área acometida pelo alto número de focos de incêndios no período da seca.
Enquanto a comunicação voltada para os agricultores familiares foi realizada uma campanha de conscientização sobre os malefícios das queimadas, o jogo foi elaborado como uma ferramenta de educação ambiental para as crianças da região de forma que as sensibilize sobre a importância da floresta em pé, garantida pela prevenção contra incêndios e degradação florestal.
O analista do Programa de Negócios Sociais do ICV, Eriberto Muller, afirma que a formação da sociedade deve ter, em sua base, um olhar ambiental.
“Nesse processo, a educação ambiental tem um papel fundamental na sensibilização das pessoas dos impactos ambientais que em alguma escala as atingem e de como podemos nos colocar como agentes do bem neste nosso planeta”, diz.
“O jogo Pega Na Floresta é uma ferramenta lúdica excelente para trabalhar alguns desses temas nos âmbitos escolar e familiar”, completa o biólogo, um dos idealizadores do jogo.
Para o lançamento, o ICV irá distribuir gratuitamente 20 exemplares do “Pega na Floresta” para os 20 primeiros a entrar em contato pelo email [email protected] demonstrando interesse.
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria especializada em gestão de resíduos orgânicos, compostagem e preparo de insumos. O objetivo é compreender melhor o cenário sobre o tema nos municípios...
ver maisLevantamento cruza dados de bases federais e estaduais e aponta para a necessidade do fortalecimento de um único sistema de controle sobre autorizações de desmatamento Dois terços do desmatamento registrado na Amazônia e no Cerrado...
ver maisEm meio aos efeitos mundiais das mudanças climáticas, a 28ª edição da Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU) é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com ampla programação dos dias...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb