Mapa da malha fundiária do Assentamento São Pedro elaborado pelo ICV. Foto: Djhuliana Mundel / ICV 464zc
Um piloto inédito com o objetivo de promover a regularização fundiária em assentamentos está sendo realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Assentamento São Pedro, localizado no município de Paranaíta, no norte de Mato Grosso.
O piloto está dividido em quatro etapas: regularização fundiária, que consiste na marcação da área do assentamento, marcação dos lotes e coleta de informações sobre os assentados; regularização ambiental, através do cadastro Ambiental Rural (CAR); titulação das terras e; apoio a projetos de desenvolvimento rural sustentável.
Através de um Termo de Cooperação firmado entre ICV e Incra, o ICV ficou responsável pelo georreferenciamento da área do Assentamento e dos lotes, visando o cadastro ambiental rural dessas áreas, elemento essencial para definição de um programa de regularização ambiental. “Este trabalho tem o objetivo de garantir a posse destas terras aos assentados, que através da regularização tem o a créditos bancários para desenvolver suas atividades, bem como assegurar que haja a recuperação ambiental dessa área”, explicou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do ICV.
Osmar Rossetto, chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, disse que o Instituto tem dificuldades de operacionalização e por isso precisa de parceiros. “O Incra sozinho não consegue fazer todo o trabalho de regularização fundiária no estado, precisamos estabelecer esse tipo de parceria com a qual todos ganham”, disse ele.
Em reunião entre o ICV e o Incra esta semana, o ICV apresentou um mapa da malha fundiária do Assentamento São Pedro com as informações já coletadas sobre os assentados.
O Assentamento São Pedro possui 35 mil hectares divididos em 776 lotes e é um dos assentamentos de Mato Grosso classificado entre os prioritários do Incra para regularização até 2019. Através do projeto piloto, a regularização deve ocorrer em 2015.
Nos primeiros anos da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros de Paranaíta (Coopervila), as frutas eram despolpadas no liquidificador. Em seguida, coadas em um pano para depois serem embaladas e comercializadas. O agricultor familiar Sulivan da Silva se...
ver maisO casal de agricultores familiares Roseli Alves e Osvaldo de Brito, de Paranaíta (a 838 km ao norte de Cuiabá) parou usar de agrotóxicos e fertilizantes químicos em sua produção desde 2018. Ainda assim, não...
ver maisFamílias e grupos de agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) estão prestes a receber uma inédita certificação orgânica nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso. Ao longo...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb