Pedro Alves, de 75 anos, foi o campeão em sua categoria na 5ª edição do Movimento pelo Clima, corrida de rua que foi realizada no último sábado (30) em Alta Floresta (MT) e contou com cerca de 250 participantes. Pedro corre por questão de saúde. Desde que começou, há 8 anos, todos os seus exames demonstram que o colesterol, a diabetes a pressão estão regulares. 3b2e
“A corrida é tudo de bom, depois que eu comecei eu me senti muito bem e eu vou continuar correndo. Mas cada ano que a está ficando mais difícil por conta das temperaturas altas, então para a gente que corre, tem que tomar muito cuidado, hidratar bem, porque se não, não tem condição”, disse.
O Movimento pelo Clima tem o intuito de conscientizar sobre as mudanças climáticas. A meta da humanidade até 2030 é manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, mas os efeitos das temperaturas mais elevadas e da seca prolongada já puderam ser sentidos de forma muito intensa em 2024 no município.
Nos meses de setembro e outubro, o rio Taxidermista, que abastece Alta Floresta, secou. Alguns moradores da região ficaram por semanas sem água para atividades básicas como tomar banho e fazer comida. A falta de água inviabiliza a prática de atividades físicas ao ar livre.
Marli Kazuko Horiye, de 68 anos, também foi a primeira de sua faixa etária. Ela vive em Alta Floresta e relatou que a falta de água foi um momento muito assustador. Para ela, não existe outra alternativa senão abraçar todas as ações que apresentem a possibilidade de um futuro melhor.
“Eu me preocupo muito. A gente está vivendo uma coisa que chega a ser um pouco angustiante. Então, quando acontece um movimento desse, onde as pessoas podem fazer alguma coisa, como por exemplo plantar mudas, eu já acho glorioso.”
Plantar futuro
Mudas frutíferas foram doadas durante o evento com o intuito de estimular o plantio e os corredores também foram incentivados a pensar sobre o futuro do planeta. Para a diretora financeira do Instituto Centro de Vida (ICV), Katy Knapp, apenas uma ação imediata é capaz de frear o avanço da crise climática.
“O Movimento pelo Clima tem esse objetivo de reunir as pessoas para essa luta, para conscientizar e trazer uma ação rápida de trabalho e de apoio comunitária para que a gente consiga amenizar e melhorar essa situação que a gente a hoje.”
A gerente istrativa do Aquarela Hamoa Eliane Leite disse que mesmo com a estrutura de quadras que o bairro oferece, durante o período da estiagem as pessoas preferiram praticar atividades físicas nas academias para evitar o calor.
“Mas ainda dá tempo de mudar tudo isso. O exemplo move montanhas e hoje nós estamos trazendo isso de que é importante cuidar do meio ambiente, fazer com que as pessoas realmente repensem a questão do reflorestamento, da qualidade de vida das pessoas.”
No mesmo sentido, a diretora executiva da Oral Sin Viviane Fadel pontuou que o Movimento pelo Clima desse ano veio em um momento em que Alta Floresta sofreu muito com a mudança do clima.
“É muito importante conseguir entregar para as nossas gerações, nossos filhos, nossos netos que estão vindo um meio ambiente que eles possam aproveitar isso que a gente aproveita, a natureza, fazer exercício em um meio ambiente. Isso é muito importante”, finalizou.
O evento foi realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), o bairro planejado Aquarela Hamoa e a Oral Sin implantes, com apoio da Life Running e do Canal do Ciclista.
Já o patrocínio foi das empresas Studio 3, Intocável, Wavemax, Saggin, Live, O Boticário, Sicoob, Sabores do Campo, Esgotec, Tuckão Autopeças e Cacau Brasil.
O desmatamento acumulado na Amazônia e no Cerrado de Mato Grosso entre agosto de 2022 e julho de 2023 foi de 2.506,2 km2, sendo que em 73% dos casos a supressão ocorreu de forma ilegal....
ver maisEnquanto um posa para o celular, o outro segura o equipamento em punho e espera pelo melhor momento de fazer o clique. Antes disso, contudo, é preciso analisar o cenário, o enquadramento e ter certeza...
ver maisO município de Alta Floresta sancionou no último mês o seu Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF). O documento visa instituir as ações e políticas públicas direcionadas para a melhoria e desenvolvimento do setor até...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb