Representantes dos financiadores do Programa REM visitaram duas propriedades de médio porte envolvidas com pecuária, em Alta Floresta e Paranaíta, para conhecer melhor os trabalhos coordenados pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e pelos seus parceiros, como a Campo S/A e a RestaurAgro. 701x1f
As atividades são referentes ao projeto Conect@gro, que atende 15 propriedades na Amazônia mato-grossense e tem como um dos objetivos aliar a conservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico das propriedades.
“Eles têm o objetivo de vistoriar o que está acontecendo no chão, os resultados que a gente tem alcançado. Por outro lado, também prospectar para o futuro, se vamos ter continuidade e se a continuidade vai se dar nos moldes em que a gente está trabalhando hoje”, explicou o coordenador do programa de Incentivos Econômicos para Conservação do ICV, Renato Farias.
O projeto é financiado pelo Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, o Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão, e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido.
O gerente de portfólio do KfW, Klays Koenhlein, explicou as visitas de monitoramento fazem parte do programa para vistoriar o andamento dos projetos executados e, a partir disso, discutir os desafios e fazer o planejamento para a próxima fase.
“A nossa visita foi além do esperado. A gente sabe mais ou menos como funcionam os projetos que o programa REM financia, mas a gente nunca vê na prática. A gente recebe os relatórios e fica tudo muito teórico, mas na prática a gente vê que tem muita gente por trás disso, que fazem um esforço muito grande e isso para nós é muito gratificante.”
Expansão
Conforme explicou o consultor técnico do ICV, Eduardo Florence, o projeto surgiu a partir da percepção de uma demanda de falta de assessoria técnica nas fazendas. Então, nasceu a ideia de criar um programa para capacitar técnicos para disseminar conhecimentos sobre gestão e boas práticas de sustentabilidade.
“Existe uma dicotomia culturalmente de que a parte ambiental atrapalha o processo financeiro, e a gente não vê assim, a gente vê que é justamente ao contrário. A adequação ambiental é propriedade é extremamente importante para habilitar aquela propriedade à comercialização”, disse.
Hoje, 15 propriedades são assistidas e colocam em prática as técnicas para seu desenvolvimento. O projeto também tem diversos estagiários que atuam em campo, por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ideia é disseminar a ideia da sustentabilidade conectada à gestão.
“Existe um ponto nesse projeto que é crucial para nós. Boa parte do pessoal é estagiário de universidade. Porque a base desse projeto é a formação para novos projetos, para a expansão deles, até para ser uma motriz para outros”, disse Renato Farias.
Projeto Conect@gro
Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, que atende 15 propriedades de médio porte, com tamanho médio de 600 hectares na região. Ao total, somará mais de 9 mil hectares com melhorias técnicas na produção e na gestão da propriedade.
As atividades do projeto abarcam diversas áreas: gestão do negócio, planejamento de produção, capacitação, manejo de pastagens, suplementação alimentar, recuperação de áreas degradadas e outras.
O projeto é implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), Universidade Federal de Goiás, Sicredi, Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.
O projeto é financiado pelo Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
O Instituto Centro de Vida (ICV) contrata consultoria especializada em facilitação gráfica para atuação durante o Curso de Formação para Defensores Ambientais representantes de Povos e Comunidades Tradicionais Mato-grossenses. O Termo de Referência (TDR) que...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para adaptação da plataforma Forland ao contexto de Cotriguaçu, município no norte de Mato Grosso, e da estratégia PCI (Produzir, Conservar, Incluir). A...
ver maisUnindo conscientização sobre a emergência climática, o incentivo ao plantio de árvores e à prática de esportes ao ar livre, a corrida de rua Movimento Pelo Clima está com inscrições abertas para sua terceira edição....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb