Denise Farias/Unemat/Especial ICV 6x6r19
O primeiro Simpósio de Geotecnologias no Território Portal da Amazônia (Sigepa) segue para o seu terceiro dia. O evento é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Centro de Vida (ICV), até sábado, 29 de agosto, no Museu de História Natural de Alta Floresta.
Hoje, 28, o evento inicia às 19h30 com a palestra “As Geotecnologias na regularização ambiental de imóveis rurais” com Weslei Butturi, Engenheiro Florestal do núcleo de geotecnologias do ICV e encerrando com a palestra “Operação e Aplicabilidade de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)”, ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Manzon – UFMT/Cuiabá.
O encontro está discutindo entre acadêmicos e profissionais, por meio de palestras e oficinas, assuntos que envolvem as problemáticas existentes no Território como contexto para o aprofundamento do conhecimento nas técnicas de geotecnologias. Os assuntos levantados nesta-feira pretendem explorar temas de atual discussão na pauta agrária como a regulamentação ambiental dos imóveis rurais e a operação de RPAS, conhecidos popularmente como drones, que funcionam no monitoramento ambiental.
Para Vinícius Silgueiro, coordenador do Núcleo de Geotecnologias do ICV, é fundamental habilitar os acadêmicos e fortalecer mais profissionais a trabalharem com as técnicas de geotecnologias “Alta floresta é um polo de geotecnologias. Isso facilita aliar professores da Unemat nesse trabalho. A ideia do Simpósio é de congregar acadêmicos e profissionais usuários dessas ferramentas para um momento de troca de experiência e capacitação continua, oportunizando novas propostas ao meio”, discorre Silgueiro.
Júlio Cesar Wojciechowski, professor doutor da Unemat e integrante do Cômite Organizador, ressalta a importância das técnicas na dinâmica de trabalho atual. “Hoje é impensável não ter alguma formação técnica ligada as geotecnologias por conta da articulação do mercado de trabalho. Dessa forma é necessário que os acadêmicos se atualizem nos conhecimentos referentes a essa temática para que possam atuar”, pontua Julio.
A cobertura de imprensa do Simpósio está feita por um grupo de alunos de jornalismo da Unemat, em uma parceria realizada entre o ICV e a Universidade.
Cem imóveis rurais concentraram mais da metade da exploração ilegal de madeira apurada entre imóveis com Cadastro Ambiental Rural (CAR) de agosto de 2020 a julho de 2021 na Amazônia brasileira. A categoria respondeu por...
ver maisQuando começou a participar do projeto Amazônia Viva Alimenta (AVA), Liliane Vieira da Cruz havia sido recém-eleita presidenta da Associação de Mini e Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento Cachimbo (Agripac), no distrito de União...
ver maisAo todo, 13 iniciativas de cooperativas e associações comunitárias da agricultura familiar e grupos de mulheres de Mato Grosso foram selecionadas no edital “Fortalecimento do protagonismo das mulheres, agroecologia e comercialização coletiva da agricultura familiar...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb