O Projeto Vozes dos Atingidos, do Fórum Teles Pires (FTP), com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), chega ao seu sétimo entrevistado, neste mês. A iniciativa, que começou em fevereiro deste ano, tem o objetivo de promover um espaço democrático audiovisual a indígenas e ribeirinhos que vivem ao longo do rio Teles Pires, no Pará e Mato Grosso, no qual têm condições de expressar suas reivindicações e narrativas a respeito de como vivenciam o processo de implementação de empreendimentos hidrelétricos na região, sob a ótica dos direitos indígenas, socioambientais e humanos. Os relatos trazem informações de como os empreendimentos afetam seus valores culturais e qualidade de vida.
O FTP é uma mobilização apartidária, que visa defender os direitos de populações afetadas na Bacia Hidrográfica do Teles Pires, por empreendimentos de infraestrutura, em especial de matriz hidráulica, e facilitar a autonomia de diálogo e debate por parte dessas pessoas no processo, desde a concepção do modelo da matriz elétrica até às diferentes etapas e o às informações junto aos empreendedores, à gestão pública e aos órgãos jurídicos.
Confira os depoimentos:
Judite Apiaká
Iandra Waro Munduruku
Arlindo Kayabi
Valmir Waro Munduruku
Atú Kayabi
Laureci Muo Munduruku
Valmira Kirixi Munduruku
Veja também:
Fórum Teles Pires dá início a projeto audiovisual Vozes dos Atingidos
Rua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb