Formas ensacadas, enfileiradas e cobertas de sangue simulavam uma chacina em plena Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Durante esta quinta (18), quem ou pelo local não pôde evitar o choque. Dentro das sacolas, contudo, troncos de árvores e figuras de animais representavam um tipo de morte diferente: a morte do Pantanal. 4o2h4w
O Instituto Centro de Vida (ICV), organização que atua há 31 anos em Mato Grosso, elaborou a ação “Natureza Morta, a Chacina do Pantanal”, com o intuito de conscientizar a população mato-grossense a cerca da destruição do bioma em decorrência dos incêndios criminosos.
Os dados do Monitor de Queimadas do instituto revelam que de janeiro a julho de 2022 o número de focos de calor foi 21% superior ao mesmo período de 2021. A informação evidencia que a tragédia de 2020 está distante do fim.
Conforme explicou a coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do instituto, Stéphanie Birrer, a ideia é chamar as pessoas para as ações que estão sendo desenvolvidas e executadas em favor da preservação do bioma.
“2020 foi o ano que mais marcou a questão das queimadas do Pantanal e sensibilizou o país e o mundo para o que estava acontecendo no bioma. Milhares de animais morreram, muitos povos e comunidades que vivem no Pantanal foram diretamente afetadas. A gente não gostaria que esse impacto se repetisse”, disse.
Para além do monitoramento das queimadas, o ICV também elaborou um Mapeamento das Brigadas de Incêndio existentes em todo o Mato Grosso. Nele, é possível identificar todas as equipes capacitadas para a contenção do fogo no estado, sejam elas comunitárias, federais, municipais, estaduais, entre outras.
As informações auxiliam na tomada de decisões durante o período mais crítico para as queimadas, a seca.
O ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV) atua há 31 anos em Mato Grosso com a missão de construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade do uso da terra e dos recursos naturais.
Com sede em Cuiabá e Alta Floresta, suas ações atingem níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas de transparência, governança ambiental e políticas públicas e no nível municipal por meio das experiências práticas.
O Monitor de Queimadas e o Mapeamento das Brigadas de Incêndio fazem parte do trabalho executado, por meio do Núcleo de Inteligência Territorial.
Fotos: Victor Ostetti
O produtor de leite Flávio da Cruz, de 43 anos, mora há quase 20 na Comunidade Japuranã, na zona rural de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso. Desde que ele começou a trabalhar com...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria especializada em gestão de resíduos orgânicos, compostagem e preparo de insumos. O objetivo é compreender melhor o cenário sobre o tema nos municípios...
ver maisA produção de café é o forte da Associação Comunitária Rural de Sol Nascente, em Alta Floresta. Por mês, sacas e mais sacas do grão são beneficiadas para comercialização. Mas, para além do pó torrado...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb